v. 12 n. 1 (2025): Maiêutica - Pedagogia

					Visualizar v. 12 n. 1 (2025): Maiêutica - Pedagogia

A Revista Maiêutica - Pedagogia nos traz artigos de áreas diversas e correlatas à educação, originados a partir de revisões bibliográficas recentes, projetos de Iniciação Científica e Extensão dos acadêmicos e professores, além de artigos da Jornada de Integração Acadêmica (JOIA), realizada anualmente na UNIASSELVI. Assim, a revista contribui para o conhecimento específico da área e contribui para formação integral de todos envolvidos.

Publicado: 2025-10-08

Edição completa

Artigos

  • A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DA LEITURA DO LITERÁRIO: o exercício de enxergar o mundo a partir da obra “Olhos de Dragão”

    SILMÉRI ARIANE DA ROCHA, OSNI MARQUES JUNIOR
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297843
  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM CONTEXTOS ESCOLARES: desafios para a docência

    DAYSE ELAINE LUIZ, MÔNICA MARIA JACINTO, ADRIANA PRADO SANTANA SANTOS
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297873
  • A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PALAVRAS UTILIZANDO O JOGO DA VELHA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    MARIA HELENA DE CARVALHO BARROS, REGINALDO ARAUJO DE FARIAS, NACIZO CÂNDIDO NETO
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297845
  • APRENDER COM PROPÓSITO: uma jornada que transforma realidades

    CARLA BIANCA GONÇALVES MUNHOZ
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297891
  • CIDADES EDUCADORAS E CURRÍCULO DINÂMICO: ANÁLISE INTERNACIONAL DE EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES ENTRE ESCOLA, ESPAÇOS E SABERES URBANOS

    PATRICIA MURARA STRYHALSKI, CAMILA SITA KUSTER, RAYANI C. LUNELLI
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297848
  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

    SANDRIA SCHAFER, ADRIANA PRADO SANTANA SANTOS
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297917
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS

    MARCELO ANDRADE DA SILVA, ANA CLARISSE ALENCAR BARBOSA
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297920
  • NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “APRENDER JUNTOS – LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO” E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO MAKER

    BEATRIZ MARIA SILVA CORRÊA, LUÍZA NUNES MARQUES
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297624
  • PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR: A CONTRIBUIÇÃO DAS ASSEMBLEIAS NO COTIDIANO DISCENTE E DOCENTE

    RAQUEL CAPARROZ CICCONI RAMOS CAPARROZ CICCONI RAMOS, MARINA BATTISTETTI FESTOZO
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297699
  • PROJETO CAXIAS NA LEITURA LITERATURA DE CORDEL EM LIBRAS NA ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS

    ERIKA MENDONÇA NUNES, ADRIANA PRADO SANTANA SANTOS
    DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.17297714