CIDADES EDUCADORAS E CURRÍCULO DINÂMICO: ANÁLISE INTERNACIONAL DE EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES ENTRE ESCOLA, ESPAÇOS E SABERES URBANOS

Autores

  • PATRICIA MURARA STRYHALSKI
  • CAMILA SITA KUSTER
  • RAYANI C. LUNELLI

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17297848

Resumo

O presente artigo analisa como as ações desenvolvidas por cidades educadoras em diferentes países contribuem para a construção de um currículo dinâmico e contextualizado, que transcende os muros escolares e se articula com os espaços e saberes urbanos. A pesquisa baseia-se na análise documental de experiências registradas por municípios membros da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), abrangendo iniciativas na América, Europa, África e Ásia-Pacífico. Os resultados indicam que as cidades educadoras promovem aprendizagens significativas por meio de ações que integram cultura, sustentabilidade, inclusão, inovação tecnológica e participação cidadã, compondo um currículo vivo, em constante diálogo com as demandas sociais. Conclui-se que o fortalecimento dessas práticas potencializa o papel das cidades como protagonistas da formação cidadã e da transformação social.

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

MURARA STRYHALSKI, P., SITA KUSTER, C., & C. LUNELLI, R. (2025). CIDADES EDUCADORAS E CURRÍCULO DINÂMICO: ANÁLISE INTERNACIONAL DE EXPERIÊNCIAS E CONEXÕES ENTRE ESCOLA, ESPAÇOS E SABERES URBANOS. Maiêutica - Pedagogia, 12(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17297848