NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS:

UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “APRENDER JUNTOS – LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO” E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO MAKER

Autores

  • BEATRIZ MARIA SILVA CORRÊA
  • LUÍZA NUNES MARQUES

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.17297624

Resumo

A Educação Maker é uma área que tem ganhado destaque como uma abordagem pedagógica inovadora, promovendo a aprendizagem ativa e desenvolvendo habilidades essenciais. O presente trabalho, apresenta a análise da obra didática “Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 1º ano”, da Editora SM, utilizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo foi verificar se a obra está alinhada às diretrizes a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e se contempla práticas da Educação Maker, com base no roteiro proposto pela disciplina Prática Pedagógica: Educação Maker. A análise foi realizada a partir de observações diretas da obra, fundamentação teórica e estudo da proposta pedagógica. A obra mostrou-se adequada à faixa etária e aos objetivos da etapa de alfabetização, apresentando conteúdos relevantes, linguagem acessível, atividades diversificadas e recursos gráficos atrativos. Ainda que nem todas as práticas estejam ligadas explicitamente à cultura maker, o livro possibilita ações pedagógicas inovadoras a partir da mediação docente.

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

MARIA SILVA CORRÊA, B., & NUNES MARQUES, L. (2025). NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS: : UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “APRENDER JUNTOS – LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO” E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO MAKER. Maiêutica - Pedagogia, 12(1). https://doi.org/10.5281/zenodo.17297624