NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS:
UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO “APRENDER JUNTOS – LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO” E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO MAKER
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297624Resumo
A Educação Maker é uma área que tem ganhado destaque como uma abordagem pedagógica inovadora, promovendo a aprendizagem ativa e desenvolvendo habilidades essenciais. O presente trabalho, apresenta a análise da obra didática “Aprender Juntos – Língua Portuguesa – 1º ano”, da Editora SM, utilizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo foi verificar se a obra está alinhada às diretrizes a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e se contempla práticas da Educação Maker, com base no roteiro proposto pela disciplina Prática Pedagógica: Educação Maker. A análise foi realizada a partir de observações diretas da obra, fundamentação teórica e estudo da proposta pedagógica. A obra mostrou-se adequada à faixa etária e aos objetivos da etapa de alfabetização, apresentando conteúdos relevantes, linguagem acessível, atividades diversificadas e recursos gráficos atrativos. Ainda que nem todas as práticas estejam ligadas explicitamente à cultura maker, o livro possibilita ações pedagógicas inovadoras a partir da mediação docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 BEATRIZ MARIA SILVA CORRÊA, LUÍZA NUNES MARQUES

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.