A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM CONTEXTOS ESCOLARES:
desafios para a docência
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297873Resumo
Esta pesquisa aborda os desafios que permeiam a atuação dos professores regentes no contexto da inclusão escolar dos alunos que compõem o público-alvo da Educação Especial na perspectiva inclusiva. O objetivo geral é demonstrar possibilidades de práticas pedagógicas eficazes que devem ser desenvolvidas pelos docentes para favorecer a inclusão de alunos com deficiências e/ou transtornos do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a temática. Trata-se de um estudo bibliográfico, fundamentado em diversas referências que orientam a discussão acerca da inclusão de alunos com deficiência ou transtornos no ambiente escolar, bem como os desafios enfrentados pela docência nesse processo. Compreender quais ações são necessárias por parte do professor é fundamental para garantir uma Educação Inclusiva de qualidade. Os autores consultados destacam, entre os principais desafios, a necessidade de formação continuada, o conhecimento das leis, diretrizes e bases legais que sustentam a Educação Inclusiva, além da habilidade para tomar decisões diante das dificuldades que surgem no cotidiano escolar. Para a superação desses desafios, é essencial que os professores reconheçam suas fragilidades e busquem continuamente o aprimoramento de suas práticas, mantendo-se atualizados e comprometidos com uma atuação pedagógica inclusiva e transformadora.
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