CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297917Resumo
A temática é a contação de histórias no processo de aprendizagem na Educação Infantil, propondo técnicas e estratégias que possibilitem trabalhar de forma eficaz em sala de aula. Ao contar uma história, o professor deve adotar uma abordagem descontraída e envolvente, criando um ambiente em que a criança possa explorar um universo diferente do seu cotidiano, utilizando sua imaginação e criatividade, o que contribui significativamente para seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. A contação de histórias, além de entreter, deve oferecer oportunidades para a formação do caráter infantil, permitindo que a criança reflita criticamente sobre sua realidade e desenvolva valores como empatia, coragem, respeito e perseverança. Neste artigo, abordaremos a contação de histórias na Educação Infantil a partir de uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Uniasselvi. A turma escolhida para a realização do estágio foi o Pré I da Educação Infantil, composta por crianças com idades entre cinco e seis anos. Essa faixa etária foi selecionada por apresentar maior capacidade de interação, responder bem a estímulos e demonstrar maior compreensão e devolutiva diante de questionamentos e atividades propostas. O objetivo principal deste trabalho é evidenciar a relevância da contação de histórias para o desenvolvimento integral da criança no ambiente escolar. Entre os objetivos específicos, destacam-se: estimular o interesse pela leitura e pela alfabetização; incentivar a criatividade; e abordar, de forma simbólica, valores e lições de vida como coragem, perseverança, ambição, impulsividade e suas consequências. A história escolhida para a realização das atividades foi “João e o Pé de Feijão”, um conto tradicional do folclore europeu que, ao longo dos séculos, ganhou diversas versões. A metodologia adotada neste trabalho incluiu pesquisa bibliográfica e a vivência prática do estágio, que foi organizada em etapas, desde a observação até a aplicação de atividades pedagógicas baseadas na contação de histórias.
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