A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE PALAVRAS UTILIZANDO O JOGO DA VELHA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297845Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a ludicidade na aprendizagem da formação de palavras no componente curricular de Língua Portuguesa, utilizando o jogo da velha, como estratégia de aprendizagem. Foi realizado no 2º e 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Santa Lúcia, do município de Santarém no estado do Pará. Nas brincadeiras, as crianças podem desenvolver capacidades importantes como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. A ação de brincar e jogar estabelece a relação entre o mundo e a criança, levando ao entendimento da realidade, de forma simbólica e o desenvolvimento do pensamento crítico. O trabalho traz como suporte e sustentação teórica os autores Santos (2021), Arantes (2017), Cordivil (2017), entre outros. O despertar para a construção da aprendizagem vincula-se as diversas estratégias e formas para que esse conhecimento possa ser desenvolvido, sendo a escola um espaço rico para a construção dessas aprendizagens e processos. Dessa maneira, os jogos educativos são importantes meios para o desenvolvimento da aprendizagem e ressignificação do mundo real.
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Copyright (c) 2025 MARIA HELENA DE CARVALHO BARROS, REGINALDO ARAUJO DE FARIAS, NACIZO CÂNDIDO NETO

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