A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA DA LEITURA DO LITERÁRIO:
o exercício de enxergar o mundo a partir da obra “Olhos de Dragão”
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297843Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir como a mediação do literário pode potencializar a educação estética na formação inicial do curso de Pedagogia. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de intervenção, de abordagem qualitativa, realizada no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI de Itajaí, Santa Catarina, Brasil, com 22 acadêmicas do curso de Pedagogia. Os instrumentos de coleta de dados foram: imagens (fotografias) e diário de campo dos pesquisadores. As análises das imagens foram efetuadas segundo a metodologia de Barthes (1984) e dos diários de campo segundo a análise de conteúdo de Franco (2008). A oficina pedagógica fundamentou-se em Heidegger (2015), Petit (2019), Schiller (2002). O resultado da pesquisa apontou que as mediações de leitura da obra literária Olhos de Dragão (Neitzel, 2019) as propostas se deram a partir da exploração da leitura pela corpografia, pela roda de leitura e pela proposição estética do literário, as quais se revelaram potencializadoras da educação estética no espaço do ensino superior porque a literatura foi instigada para se dar na/pela experiência.
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