PROJETO CAXIAS NA LEITURA
LITERATURA DE CORDEL EM LIBRAS NA ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297714Resumo
O projeto “Caxias na Leitura: Literatura de Cordel em Libras na Escola Municipal Duque de Caxias” tem como foco a valorização da leitura como ferramenta para o desenvolvimento do vocabulário, da imaginação e da ampliação da leitura de mundo dos estudantes, além de evidenciar a importância da acessibilidade comunicacional por meio da Libras. O termo “Caxias”, presente no título, remete ao Duque de Caxias, símbolo de disciplina e comprometimento, representando a dedicação dos alunos à leitura. Este projeto integrou o Estágio II do curso de Letras Libras – Licenciatura da Uniasselvi, e destaca o papel fundamental dos professores e do bibliotecário como mediadores no processo de formação leitora, bem como a relevância da Libras como segunda língua (L2) no contexto escolar, promovendo inclusão, acessibilidade e respeito à diversidade linguística e cultural. O objetivo principal é estimular o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos, por meio da valorização das múltiplas linguagens e do incentivo à leitura acessível. Os objetivos específicos incluem: ampliar o repertório literário com ênfase na cultura regional e na literatura popular; incentivar a produção criativa de textos, narrativas orais, ilustrações e outras manifestações culturais; e fomentar práticas inclusivas com o uso de materiais acessíveis, especialmente voltados para estudantes surdos. A base teórica do projeto contempla autores da literatura de cordel do Maranhão, como Raimunda Frazão, Goreth Pereira e Câmara Cascudo, além de estudos que abordam a literatura de cordel na comunidade surda como um gênero linguístico instigante. Referências como Alves; Karnopp (2003, apud Karnopp, 2008) e Quadros (2007) sustentam a discussão sobre Libras no ambiente escolar, bem como a literatura de cordel está sendo inserindo no mundo literário da comunidade surda. O projeto foi desenvolvido em dois momentos: o primeiro, com estudantes do 7º ano; o segundo, sugerido pela SEMED, prevê a apresentação dos cordéis na FELIS 2025.
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