EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE E O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297920Resumo
O presente trabalho aborda a educação de jovens e adultos, destacando seus desafios, percepções e impactos no aprendizado a partir de uma pesquisa qualitativa realizada com professores da região que já fazem/fizeram parte do corpo docente EJA. A pesquisa busca compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, as estratégias adotadas pelos docentes e o papel da interdisciplinaridade na melhoria do ensino e da aprendizagem. A Educação de Jovens e Adultos representa uma modalidade essencial para garantir o direito à educação àqueles que, por diferentes motivos, não puderam concluir seus estudos na idade regular. O estudo investiga como a prática interdisciplinar pode contribuir para um ensino mais dinâmico e significativo, além de avaliar a motivação e o engajamento dos alunos no processo educacional. A metodologia adotada envolveu entrevistas com professores e alunos do EJA, analisando suas experiências, desafios e percepções sobre a estrutura pedagógica e metodológica aplicada. Os resultados apontam para a necessidade de estratégias mais eficazes para garantir a permanência dos alunos, bem como a valorização do ensino voltado para a realidade social e profissional dos educandos. Com uma análise crítica sobre o papel da interdisciplinaridade na EJA, este estudo contribui para a reflexão sobre práticas educacionais inclusivas e eficazes, reforçando a importância dessa modalidade de ensino no combate à evasão escolar e na promoção da cidadania.
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