PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS NO AMBIENTE ESCOLAR:
A CONTRIBUIÇÃO DAS ASSEMBLEIAS NO COTIDIANO DISCENTE E DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297699Resumo
O artigo discute a importância das assembleias escolares na promoção de práticas democráticas dentro do ambiente escolar, enfatizando a participação dos alunos nos processos decisórios. Tem como objetivo compreender o papel das assembleias escolares na formação moral e ética dos alunos. Historicamente, a educação brasileira passou por diferentes paradigmas, desde a pedagogia tradicional, que centralizava o saber nas figuras de professores e diretores, até a Escola Nova, que buscava maior participação do aluno. Entretanto, a Pedagogia Histórico-Crítica propõe um equilíbrio entre a valorização dos saberes dos alunos e a mediação docente. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Ensino Fundamental I na cidade de Bertioga (SP), onde as assembleias foram utilizadas como ferramenta de descentralização. A metodologia incluiu observações e entrevistas com alunos, professores, pais e funcionários, resultando em uma compreensão profunda da participação discente e da construção de uma educação democrática. Os resultados indicaram que as assembleias não apenas ajudaram na resolução de conflitos, mas também promoveram a autoestima dos alunos, melhoraram o ambiente escolar e contribuíram para uma gestão democrática. Apesar dos desafios, o estudo evidencia que a democratização da escola é um processo contínuo, que requer o envolvimento de todos os atores da comunidade escolar e esta prática perpassa o tempo, pois permanece atual.
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