APRENDER COM PROPÓSITO:
uma jornada que transforma realidades
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.17297891Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a aprendizagem com propósito a partir de uma perspectiva humanista, compreendendo o ato de aprender não como simples acumulação de conteúdos, mas como uma jornada de sentido, de descoberta de si e do outro. Partindo do princípio de que todo ser humano carrega em si potencialidades únicas, investigamos como a educação pode se tornar um espaço de conexão com valores, identidade e compromisso com o mundo. Com base em teorias educacionais de base humanista e em experiências vividas em contextos diversos, especialmente marcados por vulnerabilidade social, analisamos como o aprendizado orientado por um propósito fortalece o engajamento, estimula a autonomia e possibilita transformações concretas. Os achados revelam que a aprendizagem significativa transcende o plano cognitivo: ela toca o emocional, mobiliza o ético e ressignifica trajetórias, tornando-se um poderoso instrumento de emancipação pessoal e social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CARLA BIANCA GONÇALVES MUNHOZ

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.