FORMAÇÃO DOCENTE: A PESQUISA NA SALA DE AULA COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Caroline Barroncas de Oliveira

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da pesquisa, como desenvolvimentode Educação Científica, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensinofundamental dos anos iniciais. A fundamentação teórica está pautada em discussões teóricasacerca da pesquisa na sala de aula, a fim de ressignificar conhecimentos sobre as ideiasdos autores referenciados a partir das observações e entrevistas realizadas com duasprofessoras de uma Escola Municipal na cidade de Manaus. Nesse contexto, o estudanteque aprende a pesquisar desde cedo passa a ser um diferencial no futuro acadêmico, poisdesenvolve habilidades de estar em constante reconstrução seja na vida profissional oumesmo na acadêmica. Afinal não vai à instituição escolar com o objetivo de tomar nota ououvir com atenção o que é dito pelo professor, mas fazer questionamentos, argumentose contribuições pertinentes, sendo estes uns dos critérios importantes na formação doconhecimento científico, isto é, para o desenvolvimento da Educação Científica tão almejada.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.