CONTRIBUIÇÕES DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Carla Aparecida de Moura Sparremberger Martins, Viviane Guidotti

Resumo


A alfabetização é um processo muito complexo, que envolve muitas habilidades dos alunos, fazendo com que o professor se torne um agente fundamental nesse processo, mediando momentos significativos de aprendizagem aos alunos. Dessa forma, este estudo teve como objetivo geral reconhecer as contribuições da consciência fonológica desde a infância – na Educação Infantil para a Alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental,tendo como abordagem metodológica uma pesquisa qualitativa (ANDRÉ, 2001), em que foi utilizada como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com três professores alfabetizadores e um especialista da área da educação. Essa entrevista nos trouxe as questões teóricas e práticas sobre a utilização da consciênciafonológica, sendo essas explicitadas nos resultados e discussões desta pesquisa. Diante disso, é possível afirmar a importância de o professor aprimorar sua prática em sala de aula e buscar constantemente formação continuada.Os resultados apontam que é fundamental realizar um trabalho de consciência fonológica desde a Educação Infantil e em todo o ciclo de alfabetização, uma vez que se percebeu, nas entrevistas, que oportunizar atividades com metodologias que estimulem a arte de escutar atentamente com os alunos desde a infância pode gerar uma predisposição para ler e escrever.

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