ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS POSSÍVEIS EM EAD

Silvia Trentini Machado, Sônia Maria de Souza Bonelli

Resumo


A EAD no Brasil data mais de cem anos e passou por diversas mídias massivas, do desafio da evasão dos alunos que estudam à distância e do papel do tutor como mediador e facilitador do processo de ensino e aprendizagem,além de motivador dos estudantes. Esta pesquisa objetiva apresentar algumas estratégias pedagógicas possíveis de serem trabalhadas, que vão além do proposto pelas instituições para os encontros presenciais, visam a maior interatividade entre os sujeitos da EAD, oportunizam uma aprendizagem colaborativa através da coautoria dos alunos e estimulam a pesquisa e o autoestudo, sendo que todas utilizam as TICs para tanto. Além de apresentar tais estratégias, pretende-se que o presente trabalho sirva de suporte para os sujeitos interessados em efetivar, na sua prática, planejamentos diferenciados em EAD. Este artigo apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo com abordagem bibliográfica baseando-se, principalmente, em obras literárias acerca da Educação a Distância e, como via secundária, em trabalhos publicados disponíveis em fontes eletrônicas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.