Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente

Elisabeth Penzlien Tafner

Resumo


Ao introduzir a linha filosófica da maiêutica, Sócrates, no século IV a.C., desejava procurara verdade. Assim, ideias mais complexas eram postas à luz, externadas. Havia, dessa maneira, um mergulho no conhecimento, ainda que muitas vezes superficial. Considerando-se o conhecimento que constantemente se produz na academia, apresenta-se a quarta edição da Revista Maiêutica, do curso de Letras – Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente, de modo que o conhecimento produzido pelos acadêmicos do curso seja compartilhado, com o intuito de permitir que a coletividade venha dele imbuir-se. As melhores produções acadêmicas decorrentes dos Estágios ou dos Seminários da Prática, depois de passar pela indicação do tutor externo, para posterior aprovação dos docentes e coordenação do curso, revelam não só o amadurecimento de nossos acadêmicos na escrita, mas também o espírito pesquisador que deve nortear a formação deste profissional. Atendendo as três áreas de concentração do curso de Letras, a saber: Estudos Linguísticos, Estudos Literários e Formação Docente, na presente Revista Maiêutica de Letras, destacam-se como temáticas o poeta florentino trecentesco Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, sobre o qual efetuam-se reflexões acerca da leitura que o filósofo italiano contemporâneo Giorgio Agamben faz da obra desse poeta medieval, o poeta Lindolf Bell, que escreveu seus poemas para as diferentes classes sociais entre os anos 50 e 70 – a chamada Catequese Poética. Além disso, destaque maior é dado para as questões acerca do ato de ler, da produção textual, da formação da competência leitora, da linguagem, da alfabetização e do letramento, da prática pedagógica, do lúdico no ensino de língua portuguesa, do uso das tecnologias da informação no ambiente escolar, entre outras temáticas pertinentes ao cotidiano da escola. Ressalte-se que todos os artigos que ora fazem parte deste volume da revista Maiêutica se destacam pela organização, tratamento do conteúdo, reflexões, o modo como as ideias são expressas, adequação do vocabulário, seleção de um objeto para pesquisa e reflexão, entre outros fatores. Isto posto, tem-se a consciência de que a apreciação e leitura das produções que ora se publicam fomentam outras produções que, consequentemente, poderão compor os próximos volumes deste periódico. Isto permite que se diga o quanto vale a pena pesquisar, escrever, produzir saber, em vista do enriquecimento da academia e contribuir para que outros se enriqueçam com o que se produz, com vistas à aquisição de novos saberes.A produção de novos e maiores conhecimentos, via pesquisa, na academia, objetiva o enriquecimento da prática, portanto, é a ciência a serviço da prática. E nisto concorda-se como que dizia Leonardo da Vinci: “Os que se encantam com a prática sem a ciência são como os timoneiros que entram no navio sem timão nem bússola, nunca tendo certeza do seu destino”.

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