Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

REVISTA MAIÊUTICA

Normas para publicação de artigos científicos

1 APRESENTAÇÃO

A Revista Maiêutica é um periódico que visa socializar com a comunidade acadêmico-cientifica os resultados das pesquisas realizadas pelo corpo docente, discente e técnico-administrativo do NEAD - Núcleo de Educação a Distância da UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Por conta disso, apresentam-se as normas para publicação de artigos científicos nesta Revista.

 

1.1  CONSIDERAÇÕES SOBRE A ORIGINALIDADE DO ARTIGO CIENTÍFICO

 

É importante destacar que a elaboração de artigos científicos é um exercício para o aprimoramento da capacidade reflexiva e argumentativa dos envolvidos, ou seja, autores e leitores. Por isso, verifica-se a pertinência de destacar que o artigo enviado para publicação deve ser original e livre de plágio, pois os seus autores são os responsáveis pelo conteúdo apresentado. Caso a Comissão Científica identifique plágio, o artigo científico será automaticamente excluído do processo de publicação.

 

2 ORIENTAÇÕES SOBRE A FORMATAÇÃO DO ARTIGO

2.1 ASPECTOS GERAIS

 

Para assegurar a qualidade visual e facilitar a análise da Comissão Científica, é importante que os artigos científicos sejam apresentados com a seguinte configuração:

  • Papel A4 com margens (superior, esquerda, direita e inferior) de 2 cm.
  • Fonte 12, Times New Roman e espacejamento entre linhas de 1,5cm.
  • Número mínimo de páginas: 10.
  • Número máximo de páginas: 15.
  • A primeira página deve ser contada, mas não paginada. A paginação deve ser apresentada a partir da segunda página.
  • O número da página deve ser apresentado no canto superior direito.
  • Se o trabalho utilizar palavras em língua estrangeira, essas deverão ser escritas usando o modo itálico.
  • Deve-se deixar uma linha em branco antes e depois de uma seção ou subseção.
  • Quando necessária, a nota de rodapé deve ser apresentada em fonte 10.
  • As referências devem ser apresentadas em ordem alfabética e seguir as orientações prescritas na ABNT/NBR-6023.
    • O texto deve ser enviado por e-mail, formato “.doc”.

3 ESTRUTURA DO ARTIGO

3.1 CABEÇALHO

 

  • Título: na primeira linha da página, em letras maiúsculas, centralizado, fonte tamanho 20 e negrito.
  • Subtítulo: se houver, separar do título por dois pontos, escrito com letras minúsculas e em negrito.
  • Autoria: o nome do autor deve constar abaixo do título, em negrito, centralizado, fonte tamanho 12. No caso de mais de um autor, os nomes devem aparecer em linhas distintas e em ordem alfabética.

 

3.2 RESUMO

 

  • Deve ser apresentado após os nomes dos autores.
  • A palavra resumo deve ser escrita em: fonte 12, negrito, alinhada à esquerda.
  • O resumo deve ser escrito em parágrafo único, com no mínimo 150 palavras e no máximo 250 palavras.
  • O resumo deve apresentar a contextualização do objeto de estudo, o objetivo geral, a metodologia e os resultados da pesquisa.
  • Usar espacejamento simples e texto justificado.
  • Evitar o uso do itálico, com exceção para as palavras estrangeiras.
  • Ao final apresentar três palavras-chave.

 

3.3 TEXTO DO ARTIGO

 

  • Deve ser subdividido, no mínimo, em: 1 INTRODUÇÃO, 2 OBJETIVO (geral e específicos) 3 METODOLOGIA DA PESQUISA, 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO, 5 CONSIDERAÇOES FINAIS e, por último, as REFERÊNCIAS. Lembre-se de que nas referências não há numeração que antecede essa etapa.
  • A seção primária deve ser apresentada em caixa alta e em negrito. A seção secundária deve ser apresentada em caixa alta e sem negrito. A partir da seção terciária, essa deve ser apresentada em caixa baixa e sem negrito.
  • O alinhamento do texto deve ser justificado. O início de cada parágrafo deve ser precedido por 1,25cm.
  • Deve-se deixar uma linha em branco entre cada parágrafo.

 

3.4 ILUSTRAÇÕES

 

Referem-se a desenhos, esquemas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, quadros e outros. Devem ser utilizadas quando necessárias, sob o ponto de vista de contribuir com o conteúdo apresentado. Sua apresentação deve ser realizada da seguinte maneira:

  • Centralizadas, com título, legenda e numeração.
  • O título da ilustração deve ser apresentado da seguinte maneira: FIGURA 1 – MAPA DO BRASIL e escrito em tamanho 10. Além disso, deve aparecer na parte superior da mesma figura. A fonte deve aparecer abaixo da figura, alinhado à esquerda, com a mesma formatação, obedecendo ao limite da ilustração.
  • A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. As ilustrações devem ser limitadas a cinco no artigo.

 

3.5 TABELAS

 

  • O título da tabela deve ser apresentado como o exemplo: TABELA 1 – POPULAÇÃO BRASILEIRA.
  • A posição do título é alinhado à esquerda e na parte superior da tabela.
  • A indicação da fonte deve ser feita na parte inferior da tabela, em tamanho 10; limitada pelas bordas da tabela.

 

3.6 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

 

O processo de avaliação contará com o anonimato dos autores e levará em consideração o uso adequado da língua formal e dos aspectos teórico-metodológicos.

Caso o artigo necessitar de reformulação, a Comissão Científica entrará em contato com os autores, por e-mail, para apresentar sugestões de adequação.

3.7 NORMAS EDITORIAIS GERAIS

 

  • Todos os autores deverão enviar assinada a “Declaração de Transferência de Direitos Autorais” à Revista Maiêutica, ressaltando que se trata de um artigo inédito e que não foi publicado em outro periódico impresso ou digital.
  • Os autores são responsáveis pela veracidade e ineditismo do trabalho.
  • As opiniões, conceitos e conteúdo emitidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

 

Contato

Prof. Antônio José Muller

E-mail: nupex.nead@uniasselvi.com.br

Telefone: (47) 3301-9149

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


ISSN: 2525-8370