DESAFIOS DE ALFABETIZAR LETRANDO

Ana Paula Custódio, Cheila Ferrari, Franciéle Cristina Anesi, Ana Paula Luchetta

Resumo


Letrar e alfabetizar são processos diferentes, porém são interdependentes e indissociáveis. O processo de alfabetizar letrando ocorre quando se ensina os alunos a conhecer as letras, os sons que estas representam e,ao mesmo tempo, os incentivamos a se tornarem leitores críticos e a adquirirem conhecimento através da leitura.Concretizar essa proposta é garantir aos alunos, não só a apropriação do sistema alfabético e/ou ortográfico, mas oferecer condições do uso da língua nas práticas sociais de leitura e escrita. Este estudo objetiva diferenciar os conceitos de alfabetização e letramento, bem como apresentar e discutir os desafios de alfabetizar e letrar, além de propor sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula para promover ações alfabetizadoras e de letramento. Baseamo-nos na pesquisa documental e na observação informal, registrada em um diário de campo,nas unidades escolares que nós, acadêmicas, trabalhamos. Utilizamos os escritos de Soares (1998), Kleiman(2005), Freire (2001) que muito contribuíram acerca da temática pesquisada como fonte para fundamentar nosso estudo. Podemos antecipar que há diversas atividades que potencializam auxílio nas possíveis dificuldades do processo de aquisição da leitura e escrita.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .