O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO: análise e discussão

Adriano Brito Feitoza

Resumo


Todos têm seus direitos ao acesso à educação. No entanto, ao longo da história, os sujeitos surdos tiveram dificuldades para isso. A Escola Inclusiva garante este acesso. Mesmo neste modelo, é necessário que os atores responsáveis pelo processo de ensino cumpram este objetivo por meio do uso de estratégias e recursos adequados,aplicados em todas as áreas do conhecimento. Entre estas, o aprendizado de Língua Portuguesa precisa ser garantido aos alunos surdos, como sua segunda língua, na modalidade escrita, levando em conta suas especificidades. O objetivo desta pesquisa é verificar qual é a melhor estratégia e que recursos podem ser utilizados, analisar se estes são eficientes e eficazes numa Escola Regular Inclusiva de Manaus e propor uma discussão sobre a importância de usá-los. Materiais utilizados, recursos visuais (projetor de imagens, textos imagéticos, gravuras e vídeos). Método de pesquisa adotado, qualitativo, em duas situações. Situação (S01), o conteúdo de Língua Portuguesa seria apresentado utilizando-se estratégias e recursos adequados para alunos surdos e Situação (S02), não haveria uma estratégia nem recurso adequado aos alunos. Analisando as observações feitas em ambas as situações, obtiveram-se resultados que apontam a eficácia e eficiência do uso de estratégias e recursos utilizados para o ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, ao mesmo tempo em que se adapta às suas especificidades de aquisição de conhecimento. Assim, a Escola cumpre o seu papel como Escola Inclusiva.

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