A PRÁTICA DA LEITURA TRANSFORMANDO CAMINHOS: a leitura além da sala de aula

Ladislei Marques Felipe Castro, Lilian Inácio da Silva Mendes

Resumo


Durante o processo de ensino-aprendizagem observou-se que, muito mais que um ato de folhear um livro,a leitura nos leva a obter um conceito mais amplo sobre nossa verdadeira construção intelectual e profissional.Com base em pesquisas prévias, este trabalho terá como fundamentação a formação de leitores e quanto isso tem influência no seu dia a dia. Já dizia Bakhtin que a prática da leitura representa um fenômeno social, então por que essa sociedade se comporta de forma indiferente para a formação de um leitor, esse fluente, crítico, capaz de impor suas necessidades? Embora saibamos que essa formação precisa de uma educação de qualidade, profissionais capacitados, e com muita disposição para mudar a situação de alunos analfabetos funcionais em alunos com formação ampla, como sugere o PCN, também serão abordadas as estratégias de leitura e como as tecnologias estão influenciando a formação de um leitor. Um ponto relevante nesse trabalho é a importância do papel familiar, esse que faz com que os futuros leitores saibam realmente qual é seu papel na sociedade, o quanto a leitura pode construir uma pessoa capacitada para o trabalho, tendo o apoio da sociedade e do meio em que o aluno vive, podendo,assim, se transformar num leitor fluente e crítico. O papel do professor é fundamental para discutir, aprofundar e transmitir conhecimentos para a formação de um bom leitor. A mediação da leitura deve ser aprofundada de forma que os alunos entendam que ler é tão importante quanto escrever.

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