A FORMAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA

Leida Gilvane Cantalice Ribeiro, Josiano Régis Caria

Resumo


O referido trabalho vem apresentar o descritivo da experiência docente, a partir de um relato da trajetória profissional e pesquisa bibliográfica. Na fundamentação teórica, tomou-se como apoio a obra de Cortella (2011),de Cagliari (1988), de Perrenoud (2002), com vistas a demonstrar a importância da formação inicial do professor e de uma prática pedagógica consciente, pautada na humildade e competência. A busca pela mudança de postura no decorrer da docência está alicerçada nas ideias de Boas (1980), de Ferreira (2012), Guimarães, Mota e Oliveira(2006), Kenski (2003), Libâneo (1990) e Leal (2005). No que diz respeito à organização do trabalho docente,referindo-se precisamente às ações pedagógicas hoje adotadas, recorreu-se a Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004),defensores de uma proposta voltada para as sequências didáticas. A seu turno, Oliveira (2009), Cabral (1986) e Solé (1998) respaldam as etapas de compreensão do processo de leitura. O estudo surgiu a partir de uma autorreflexãoque envolveu desde as primeiras atitudes e inquietações como docente até a busca pelo conhecimento, que culminou numa mudança expressiva nas ações e pensamentos pedagógicos de hoje. Assim sendo, a elaboração do presente trabalho tem como objetivo principal efetuar uma reflexão acerca do valor da leitura no fazer pedagógico,com os alunos do Ensino Fundamental e Médio. Tal ideia foi iniciada a partir das atividades desenvolvidas no presente texto.

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