ADESÃO DO PARÁ: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA A HISTÓRIA SOCIAL DA AMAZÔNIA NA PERSPECTIVA DA NOVA HISTÓRIA

Manoel Francisco de Argôlo Corrêa

Resumo


A História Regional sobre Adesão do Pará pode ter uma nova interpretação sob a ótica social amazônica, a partir de uma nova forma de abordagem nas aulas de história, apontando possíveis alternativas dentro da didática de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho é compreender a possibilidade de o teatro servir de recurso didático para o ensino e a aprendizagem da disciplina de História Regional. Especificamente, busca-se investigar sobre o ensino e a didática em sala de aula no Ensino Fundamental; aprofundar conhecimentos sobre o teatro enquanto ferramenta pedagógica no ensino e, por fim, entender as possibilidades do uso do teatro na aula de história voltada à adesão do Pará à independência do Brasil. A metodologia adotada neste trabalho é de revisão bibliográfica, passando por autores que discutem esse tema. Os recursos utilizados neste trabalho serão livros, manuais, periódicos e sites, com o objetivode reunir informações sobre o tema e contribuir para essa discussão. Este trabalho busca focalizar a história do Pará sob novo prisma, como argumento uma nova abordagem, tendo influência das interpretações feitas pela Nova História. Entretanto, propõe-se uma releitura da história regional a partir de uma proposta de intervenção pedagógica do teatro, um recurso didático que envolve o aspecto lúdico e que pode também contribuir para a discussão doconhecimento histórico.

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