A INSERÇÃO E A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO: uma abordagem interdisciplinar da prática

Autores

  • Giselle Catarina Friess Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Silmara Marques

Resumo

O tema proposto tem por finalidade discorrer sobre “A inserção e atuação do Serviço Social no âmbito da educação: uma abordagem interdisciplinar da prática”, tendo em vista que a educação é um direito de todos.De acordo com a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (8.069/90 – art. 53) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96), o Serviço Social deve ser respeitado por todos os profissionais inseridos na área da educação, bem como o direito ao acesso e permanência nas escolas. Abordaremos os aspectos históricos educacionais entre as décadas de 1930 a 2000, os quais são os fundamentos legais da educação no Brasil, que, através de sua influência, contribuem para a realidade educacional em que as escolas estão inseridas nos dias atuais. O contexto do referido conteúdo tem como objetivos: evidenciar as questões sociais que emergem no contexto escolar frente à realidade social que se apresenta; explanar sobre a importância da atuação do assistente social e quais as suas contribuições na área da educação; esboçar a luta/ações que o CRESS/PR realiza pela regulamentação do Serviço Social nas redes de ensino – Projeto de Lei Nº 3.688, que dispõe sobre a prestação dos serviços de Psicologia e do Serviço Social nas escolas públicas de educação básica. Os métodos de pesquisa que serão utilizados são: a pesquisa documental e a pesquisa real, por entendermos que possibilitarão mais acesso aos conteúdos bibliográficos, bem como com o futuro campo de trabalho.

Publicado

2016-08-18

Como Citar

Friess, G. C., & Marques, S. (2016). A INSERÇÃO E A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO: uma abordagem interdisciplinar da prática. Maiêutica - Serviço Social, 3(1). Obtido de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/SES_EaD/article/view/1509