O SERVIÇO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: educando sobre as condicionalidades e a previdência social

Débora Palhano Bento, Patrícia Sardá

Resumo


O presente estudo teve como objetivo analisar como o Serviço Social pode atuar na Educação Previdenciária de beneficiários do Programa Bolsa Família no município de Agronômica – SC. A justificativa desse estudo se fundamenta na afirmação de que são necessárias ações educativas que sensibilizem a população de que a dependência dos programas e a permanência do cidadão no trabalho informal e a não contribuição previdenciária faz com que ele não desfrute de um amparo previdenciário, caso necessite, em algum momento da vida. Para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram a pesquisa na literatura sobre autores que abordavam o tema e um questionário aplicado a 30 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Os resultados apontaram que o Bolsa Família está beneficiando muitas famílias no município de Agronômica, promovendo melhoria de suas condições de vida, mas ainda assim é insuficiente, fazendo com que a maioria das famílias precise de uma complementação proveniente de bicos no mercado informal porque recebem entre R$ 200,00 e R$ 300,00. Ainda demonstrou que as palestras realizadas sobre a Previdência Social e a contribuição para trabalhadores formais surtiram efeitos positivos, entretanto, apenas uma ínfima parcela estaria disposta a contribuir com a Previdência Social porque muitas famílias sobrevivem apenas do benefício. Por fim, conclui-se que o Serviço Social como profissão interventiva pode ser um instrumento de inclusão previdenciária através de ações socioeducativas, buscando também a inclusão no mercado formal.

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