SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Andréa Freitas, Claudia Freire, Nara Mesquita, Graziela Gama, Paula Sinatora

Resumo


Com base no Projeto de lei n. 3.688, do ano de 2000, e no Projeto de lei n. 837, de abril de 2003, que dispõem sobre a introdução do assistente social no quadro de profissionais da educação na escola pública, surgiram pontos centrais na aproximação do assistente social ao campo educacional. As taxas de repetência escolar, principalmente no Ensino Fundamental, evasão e a distorção idade-série no Ensino Médio têm se mantido constantes nos últimos anos. Na busca por uma solução, verificamos a importância do assistente social no sistema público de ensino, já que sabemos que um dos fatores fundamentais que causam o fracasso escolar está diretamente ligado às precárias condições socioeconômicas e culturais da família das crianças com dificuldades de aprendizagem. O assistente social se depara com uma nova forma de atuação do profissional. O cotidiano escolar, com complexas questões sociais que o conhecimento pedagógico por si só não consegue enfrentar sozinho, precisa de outros sabedores,como o assistente social.

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