O TRABALHO INTERDISCIPLINAR: serviço social, psicologia e psicopedagogia na unidade escolar

Neusa Mendonça Franzmann, Joelma Crista Sandri Bonetti

Resumo


O objetivo deste artigo é realizar uma reflexão sobre o trabalho interdisciplinar na Educação Infantil.Esse trabalho envolve os profissionais: psicólogo e psicopedagogo, desenvolvendo estratégias para o enfrentamento de situações cotidianas no ambiente escolar, tais como ausências injustificadas dos alunos, fragilidade nos vínculos familiares, indisciplina, entre outros. A partir da identificação das demandas desenvolvem-se estratégias de intervenção, sendo elas setorializadas ou agrupadas por área de interesse, bem como realizadas de maneira direta e indireta, com a participação da comunidade escolar, em ações isoladas e coletivas. Utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica e posterior análise efetiva das ações que ocorrem no âmbito educacional. Nesta perspectiva, procurou-se refletir sobre as principais contribuições das três áreas elencadas nesse artigo, para que a escola consiga de fato ser pedagógica, e não ter a responsabilidade única de educar, pois essa atribuição é de corresponsabilidade com a família, mas vem sendo direcionada apenas para as unidades educacionais, diminuindo a responsabilidade dos pais. A escola deve exercer de fato sua função social, como o incentivo, a aquisição e a ampliação de conhecimento e o desenvolvimento de valores e condutas éticas para a formação de cidadão consciente.

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