É BRINCANDO QUE SE APRENDE: O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Eliane Maria do Amaral Antunes

Resumo


O presente Trabalho de Graduação teve como objetivo realizar pesquisa sobre a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem e qual a influência do brincar no desenvolvimento infantil. Buscou-se aprofundar os conhecimentos sobre a importância da literatura, jogos, música e do brincar na aprendizagem e no emocional da criança, tendo em vista a necessidade de proporcionar o ensino de modo mais criativo, dinâmico e prazeroso.Utilizou-se inicialmente o método de pesquisa documental bibliográfica para conhecer a opinião de diversos autores acerca desta temática. Elaborou-se também um questionário visando adquirir informações sobre o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, onde os professores, sujeitos da pesquisa, forneceram as informações por meio das respostas a este questionário. Concluiu-se com a prática da pesquisa e de acordo com os autores citados ao longo do trabalho, que os jogos, as brincadeiras, a música e a literatura infantil contribuem na aprendizagem da criança, pois aquilo que agrada, ensina de uma maneira muito mais eficaz.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.