FORMAÇÃO DOCENTE: A PESQUISA NA SALA DE AULA COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Caroline Barroncas de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da pesquisa, como desenvolvimento de Educação Científica, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais. A fundamentação teórica está pautada em discussões teóricas acerca da pesquisa na sala de aula, a fim de resinificar conhecimentos sobre as ideias dos autores referenciados a partir das observações e entrevistas realizadas com duas professoras de uma Escola Municipal na cidade de Manaus. Nesse contexto, o estudante que aprende a pesquisar desde cedo passa a ser um diferencial no futuro acadêmico, pois desenvolve habilidades de estar em constante reconstrução seja na vida profissional ou mesmo na acadêmica. Afinal não vai à instituição escolar com o objetivo de tomar nota ou ouvir com atenção o que é dito pelo professor, mas fazer questionamentos, argumentos e contribuições pertinentes, sendo estes uns dos critérios importantes na formação do conhecimento científico, isto é, para o desenvolvimento da Educação Científica tão almejada.

Downloads

Publicado

2013-11-07

Como Citar

Oliveira, C. B. de. (2013). FORMAÇÃO DOCENTE: A PESQUISA NA SALA DE AULA COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Maiêutica - Pedagogia, 1(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/578