FORMAÇÃO DOCENTE: A PESQUISA NA SALA DE AULA COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Caroline Barroncas de Oliveira

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da pesquisa, como desenvolvimento de Educação Científica, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino fundamental dos anos iniciais. A fundamentação teórica está pautada em discussões teóricas acerca da pesquisa na sala de aula, a fim de resinificar conhecimentos sobre as ideias dos autores referenciados a partir das observações e entrevistas realizadas com duas professoras de uma Escola Municipal na cidade de Manaus. Nesse contexto, o estudante que aprende a pesquisar desde cedo passa a ser um diferencial no futuro acadêmico, pois desenvolve habilidades de estar em constante reconstrução seja na vida profissional ou mesmo na acadêmica. Afinal não vai à instituição escolar com o objetivo de tomar nota ou ouvir com atenção o que é dito pelo professor, mas fazer questionamentos, argumentos e contribuições pertinentes, sendo estes uns dos critérios importantes na formação do conhecimento científico, isto é, para o desenvolvimento da Educação Científica tão almejada.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.