É BRINCANDO QUE SE APRENDE: O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Autores

  • Eliane Maria do Amaral Antunes Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

O presente Trabalho de Graduação teve como objetivo realizar pesquisa sobre a importânciado lúdico no processo de ensino e aprendizagem e qual a influência do brincar nodesenvolvimento infantil. Buscou-se aprofundar os conhecimentos sobre a importância daliteratura, jogos, música e do brincar na aprendizagem e no emocional da criança, tendo emvista a necessidade de proporcionar o ensino de modo mais criativo, dinâmico e prazeroso.Utilizou-se inicialmente o método de pesquisa documental bibliográfica para conhecer aopinião de diversos autores acerca desta temática. Elaborou-se também um questionáriovisando adquirir informações sobre o processo de ensino e aprendizagem na EducaçãoInfantil, onde os professores, sujeitos da pesquisa, forneceram as informações por meio dasrespostas a este questionário. Concluiu-se com a prática da pesquisa e de acordo com osautores citados ao longo do trabalho, que os jogos, as brincadeiras, a música e a literaturainfantil contribuem na aprendizagem da criança, pois aquilo que agrada, ensina de umamaneira muito mais eficaz.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

Antunes, E. M. do A. (2015). É BRINCANDO QUE SE APRENDE: O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM. Maiêutica - Pedagogia, 1(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/456