FORMAÇÃO DOCENTE: A PESQUISA NA SALA DE AULA COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Caroline Barroncas de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da pesquisa, como desenvolvimentode Educação Científica, no processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensinofundamental dos anos iniciais. A fundamentação teórica está pautada em discussões teóricasacerca da pesquisa na sala de aula, a fim de ressignificar conhecimentos sobre as ideiasdos autores referenciados a partir das observações e entrevistas realizadas com duasprofessoras de uma Escola Municipal na cidade de Manaus. Nesse contexto, o estudanteque aprende a pesquisar desde cedo passa a ser um diferencial no futuro acadêmico, poisdesenvolve habilidades de estar em constante reconstrução seja na vida profissional oumesmo na acadêmica. Afinal não vai à instituição escolar com o objetivo de tomar nota ououvir com atenção o que é dito pelo professor, mas fazer questionamentos, argumentose contribuições pertinentes, sendo estes uns dos critérios importantes na formação doconhecimento científico, isto é, para o desenvolvimento da Educação Científica tão almejada.

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

Oliveira, C. B. de. (2015). FORMAÇÃO DOCENTE: A PESQUISA NA SALA DE AULA COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. Maiêutica - Pedagogia, 1(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/444