BILINGUISMO E INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS SURDOS
Resumo
A inclusão do aluno surdo é um tema ainda pouco discutido no contexto educacional, pois exige mudançade atitude, é um processo de transformação. Devido ao fato do aluno surdo não corresponder aos padrões de homogeneização, o seu processo ensino-aprendizagem é estigmatizado e inferiorizado. Tendo este artigo como tema o Bilinguismo e Inclusão escolar dos alunos surdos, elaborou-se como problemática de pesquisa: Como o bilinguismo pode contribuir na educação dos alunos surdos? O objetivo geral é compreender de que modo o bilinguismo pode contribuir na educação de surdos. Como objetivos específicos foram delimitados: analisar asimplicações da surdez no processo ensino-aprendizado; descrever a proposta de educação bilíngue no Brasil no contexto da surdez e comparar a proposta do bilinguismo com a inclusão escolar dos alunos surdos no contexto educacional vigente. A pesquisa do trabalho é de natureza básica, qualitativa, em relação aos objetivos é descritiva e os procedimentos técnicos bibliográficos. Foi possível constatar que, embora a inclusão avance enquanto processo que o é, ainda há muito a alcançar. Educação para todos ainda não é uma realidade no contexto educacional brasileiro. Enquanto os alunos surdos não tiverem suas singularidades linguísticas e culturais levada em conta, o sistema educacional estará fadado ao fracasso.Downloads
Publicado
2017-08-31
Como Citar
de Deus Corrêa Pietzak, J., & Probst, M. (2017). BILINGUISMO E INCLUSÃO ESCOLAR DOS ALUNOS SURDOS. Maiêutica - Pedagogia, 5(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1743
Edição
Seção
Artigos