O SABER ACADÊMICO E EDUCACIONAL DE MATRIZ SOCIOLÓGICA NA INICIAÇÃO AO BASQUETEBOL

Autores

  • Edson Machado Sousa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD

Resumo

Este artigo se caracteriza como debate da forma, como o saber acadêmico em suas matrizes formativas,com base principalmente na sociologia, interfere na formação inicial em basquetebol. O autor traz aqui uma síntese de sua dissertação de mestrado desenvolvida junto ao grupo de Pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS inserido no Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Educação, da Universidade Regional de Blumenau. O texto evidencia inicialmente a origem e uma breve história de como as ciências humanas contribuem para o desenvolvimento da educação, com ênfase nos paradigmas do consenso e do conflito para debater como as classes sociais estão presentes no contexto esportivo e em particular nos programas de Iniciação Esportiva desenvolvidos junto a grupos de jovens caracterizados como de vulnerabilidade social na cidade de Salvador - BA.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Sousa, E. M. (2016). O SABER ACADÊMICO E EDUCACIONAL DE MATRIZ SOCIOLÓGICA NA INICIAÇÃO AO BASQUETEBOL. Maiêutica - Pedagogia, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1493