O TUTOR INTERNO FRENTE AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Gabriela Pedrotti Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Melissa Probst

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo expor a estrutura de interação dentro de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) e compreender como acontece esse intercâmbio entre tutor e aluno dentro desse espaço utilizado na educação à distância (EAD). Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica em materiais disponíveis na internet, artigos de periódicos e livros. Por meio dessa pesquisa foi possível compreender a relevância dos ambientes virtuais de aprendizagem e entender a EAD como um método de ensino em que aluno e tutor interagem de duas maneiras: síncrona e assíncrona. Chegou-se à conclusão de que o tutor tem e continuará tendo um papel de grande importância nesse processo de troca de informações, em que oferece todo o suporte necessário ao aluno,fazendo com que este seja proativo e participativo, bem como auxilia no esclarecimento de dúvidas que possam surgir no decorrer deste caminho (da aprendizagem). Conclui-se que há uma espécie de “triângulo amoroso” entre“tutor, aluno e ambiente virtual de aprendizagem”, o que faz com que essa ferramenta esteja atualmente em destaque no contexto educacional.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Pedrotti, G., & Probst, M. (2016). O TUTOR INTERNO FRENTE AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Maiêutica - Pedagogia, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1489