O ORIENTADOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DO COLÉGIO SÃO PAULO: ações significativas

Kathia Regina Bublitz

Resumo


O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre processos de formação docente, vislumbrando a constituição do ser professor com base em pesquisa bibliográfica na área da educação. Tem como objetivo refletir sobre os processos de formação à luz de teóricos da área, entendendo que a formação e a profissionalização são um processo no qual estamos nos inserindo. Iniciamos a pesquisa refletindo que as dimensões da profissionalização docente são marcadas pelas relações sociais firmadas ao longo da caminhada do “ser” professor em seus tempos e espaços possíveis de formação. Indagamos se os docentes desta geração percebem-se como agentes transformadores da história da educação, do processo de ensino-aprendizagem e como profissionais. Diante dessa questão,abordaremos brevemente os processos de formação docente, o papel do professor durante sua formação e algumas perspectivas e desafios. Os estudos relacionados à profissão docente direcionam para uma reflexão da prática pedagógica do professor, que é o principal articulador de saberes profissionais. Atenta-se assim que este, no decorrer de sua caminhada, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de sua utilização, suas experiências, seus percursos formativos e profissionais. Objetivamos assim dar ênfase à construção da identidade e autonomia docente, buscando ressignificar sua práxis educativa, colocando os processos formativos como objeto principal desta análise.

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