O LÚDICO COMO PROMOTOR DA APRENDIZAGEM E INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Morgana Valcanaia, Ana Clarisse Alencar Barbosa

Resumo


A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui-se na fase educacional que desenvolve a educação de crianças na fase primordial do desenvolvimento humano. É nesta fase, a infância, que os indivíduos desenvolvem características e habilidades essenciais para a sua inserção social e a continuidade de seu desenvolvimento como ser humano. Estas habilidades dizem respeito aos aspectos cognitivos e emocionais, devendo ser consideradas e estimuladas para que a criança possa ter um aprendizado significativo. Mesmo diante desta realidade,ainda percebemos muitas dúvidas nos educadores com relação ao que trabalhar nesta importante fase do ensino. Uma das práticas de grande significado para o desenvolvimento dos seres humanos é a brincadeira. A brincadeira faz parte do desenvolvimento da criança e contribui para o seu aprendizado, bem como para o processo de inclusão escolar. Afinal, brincando a criança troca experiência e socializa com os demais. A brincadeira possibilita ricas aprendizagens na Educação Infantil e contribui para o processo de inclusão. Frente a esta realidade, o texto que segue traz as reflexões oriundas da pesquisa desenvolvida acerca das contribuições do lúdico para a Educação Infantil e para o processo de inclusão escolar.

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