EDUCAÇÃO INDÍGENA

Autores

  • Andréia Floriani da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Célia Mendes Jaqueline Gonçalves Marielyn
  • Aparecida Rocha
  • Eunice Maria da Silva

Resumo

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) é órgão federal que articula as políticas indígenas, atuando como objetivo de contribuir na qualificação dessas políticas e, com a população indígena, monitorar seu funcionamento e eventuais impactos, ocupando espaços de controle social tanto em âmbito nacional como local. Para a população indígena deve-se priorizar uma educação escolar diferenciada, que respeite a sua diversidade cultural e linguística,garantida pela Constituição de 1988 e pela Resolução 3 da Câmara de Educação Básica – CEB, de novembro de 1999. Neste sentido, busca-se compreender, na atualidade, de que forma a escola trabalha os aspectos relacionados à cultura indígena e também conhecer sobre os direitos e a política educacional própria dos índios. Este trabalho tem como objetivo identificar a importância da cultura indígena para a educação e refletir sobre ações que contribuem para o respeito à diversidade cultural e os direitos humanos, esclarecer ideias e mitos preconceituosos ou falsos a respeito do povo indígena.

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

da Silva, A. F., Marielyn, C. M. J. G., Rocha, A., & da Silva, E. M. (2016). EDUCAÇÃO INDÍGENA. Maiêutica - Pedagogia, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1484