CULTURA, CURRÍCULO, DIVERSIDADE POR UMA PROPOSIÇÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Jaciel Miranda Luciano Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Maria da Conceição de Jesus Brito
  • Marta da Graça Lima

Resumo

Na atualidade, a sociedade perpassa por uma constante evolução, transformação, o que influencia na sua cultura, pois sua população acaba deixando de lado as suas tradições, seus costumes, para seguir as novidades,deixando-se aculturar, mas que constrói novos conhecimentos. Neste contexto é que o espaço escolar deve ter uma nova visão de currículo, para que o conhecimento construído esteja estritamente ligado a essa sociedade comesta diversidade singular. Desse modo, é que se deve discutir sobre essa diversidade, que deve ser respeitada e valorizada, principalmente no âmbito escolar/educacional, pois é neste espaço que são veiculadas constantemente as diversas culturas, devido à heterogeneidade do seu alunado. Para tanto, é preciso que o currículo ofertado pelos espaços escolares valorize e respeite essa diversidade. Desta forma, o presente artigo tem por objetivos pontuar a importância de se respeitar e valorizar a cultura, bem como a sua diversidade e, também, ressaltar a importância do currículo dentro do fazer pedagógico. Para tanto, buscou-se através da pesquisa bibliográfica sinalizar esta importância,mostrando o quanto se faz necessário esse conhecimento para se compreender a relação entre o indivíduo/aluno, a cultura e o currículo dentro do âmbito escolar.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Como Citar

Luciano, J. M., Brito, M. da C. de J., & Lima, M. da G. (2016). CULTURA, CURRÍCULO, DIVERSIDADE POR UMA PROPOSIÇÃO INTERCULTURAL. Maiêutica - Pedagogia, 4(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1483