MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA: possibilidades para o sucesso educacional
Resumo
O presente artigo refere-se a uma questão que envolve a profissão do professor – a motivação e a autoestima.A motivação é um elemento complexo e se constitui um meio essencial à própria razão de ser professor.O artigo busca refletir sobre a motivação como fator relevante no desempenho profissional do educador, dandoenfoque à importância da autoestima no processo educativo. Faz também uma análise de quais ações pedagógicasfavorecem a elevação da autoestima, favorecendo uma maior reflexão sobre a afetividade como fator importanteno relacionamento professor e aluno. Finalmente, sugere o desenvolvimento de atividades, tais como as dinâmicasde grupo, que são consideradas elementos valiosos para a educação, podendo ser utilizadas para trabalhar o ensinoe a aprendizagem. Desta forma, as dinâmicas de grupo norteiam uma concepção de educação que valoriza tantoa teoria como a prática e acabam por promover a participação e integração entre os acadêmicos, incentivando osmesmos a encontrarem seus próprios fluxos de autoestima e motivação.Downloads
Publicado
2015-10-09
Como Citar
Mendes, J. D., Vitoreti, V. de P. T., & Silva, A. S. da. (2015). MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA: possibilidades para o sucesso educacional. Maiêutica - Pedagogia, 3(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1408
Edição
Seção
Artigos