MOTIVAÇÃO E AUTOESTIMA: possibilidades para o sucesso educacional

Juliana Dias Mendes, Vanessa de Pieri Teixeira Vitoreti, Adriana Souza da Silva

Resumo


O presente artigo refere-se a uma questão que envolve a profissão do professor – a motivação e a autoestima.A motivação é um elemento complexo e se constitui um meio essencial à própria razão de ser professor.O artigo busca refletir sobre a motivação como fator relevante no desempenho profissional do educador, dandoenfoque à importância da autoestima no processo educativo. Faz também uma análise de quais ações pedagógicasfavorecem a elevação da autoestima, favorecendo uma maior reflexão sobre a afetividade como fator importanteno relacionamento professor e aluno. Finalmente, sugere o desenvolvimento de atividades, tais como as dinâmicasde grupo, que são consideradas elementos valiosos para a educação, podendo ser utilizadas para trabalhar o ensinoe a aprendizagem. Desta forma, as dinâmicas de grupo norteiam uma concepção de educação que valoriza tantoa teoria como a prática e acabam por promover a participação e integração entre os acadêmicos, incentivando osmesmos a encontrarem seus próprios fluxos de autoestima e motivação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.