GESTÃO E DEMOCRACIA EM UMA ESCOLA PARTICIPATIVA

Lúcia Denise de Souza Costa, Angela Mari Mattos P. Schwahn

Resumo


Nos dias atuais a escola é vista como responsável pelo desenvolvimento integral do aluno nos aspectosfísicos, emocional, cognitivo e social da criança. Sobre o papel da gestão democrática e participativa na geraçãoda qualidade no âmbito escolar, atualmente uma das temáticas mais discutidas na educação é a forma de como asescolas têm se organizado para construírem espaços de relevância nos aspectos administrativos, pedagógicos, degestão de pessoas. Mediante as grandes mudanças nas tecnologias e nos níveis de preferências dos alunos, discutesecomo perseguir a qualidade tão necessária à escola de hoje. Nesse contexto, a partir de pesquisa desenvolvida,pode-se verificar que uma das maiores dificuldades da gestão é justamente estabelecer situações significativasque possam edificar a participação de todos no sentido de gerar a qualidade no processo de ensino-aprendizagem.Assim, acredita-se que uma gestão escolar só poderá contribuir de maneira democrática a partir do momento emque todos, gestores, professores, pais e alunos envolvam-se de forma participativa nos projetos pedagógicos eculturais da unidade escolar.

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