ATIVIDADES LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS

Eloísa Silva Rosa, Glóris Carolina Belli, Lúcia Cristiane Moratelli Pianezzer

Resumo


Este paper do Estágio II, Anos Iniciais, foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, sendo também resultado da observação e regência em sala de aula do Ensino Fundamental. Tem como objetivo abordar o tema “Atividades Lúdicas nos Anos Iniciais”, mostrando a importância da relação professor/aluno frente ao lúdico, durante as brincadeiras e os jogos que podem influenciar no cotidiano escolar das crianças de forma prazerosa e educativa. O lúdico é apresentado como educativo quando desperta o interesse do aluno diante do conteúdo repassado, auxiliando na criatividade, imaginação, interação e atenção das crianças. O professor deve ser o mediador deste processo, pois além de aprenderem as regras dos jogos, as crianças também aprenderão regras de sociedade (respeito à fila, aos outros etc.). O brincar e o jogar são naturais e essenciais à vida das crianças e não será a escola que deverá lhes privar deste prazer. Diante disso, faz-se importante a divulgação de estudos que auxiliarão na melhor compreensão de como o lúdico é importante no processo de ensino/aprendizagem das crianças, pois apresentar conteúdos de forma lúdica gera maior participação e entusiasmo por parte dos alunos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.