ATIVIDADES LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Eloísa Silva Rosa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Glóris Carolina Belli
  • Lúcia Cristiane Moratelli Pianezzer

Resumo

Este paper do Estágio II, Anos Iniciais, foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, sendo também resultado da observação e regência em sala de aula do Ensino Fundamental. Tem como objetivo abordar o tema “Atividades Lúdicas nos Anos Iniciais”, mostrando a importância da relação professor/aluno frente ao lúdico, durante as brincadeiras e os jogos que podem influenciar no cotidiano escolar das crianças de forma prazerosa e educativa. O lúdico é apresentado como educativo quando desperta o interesse do aluno diante do conteúdo repassado, auxiliando na criatividade, imaginação, interação e atenção das crianças. O professor deve ser o mediador deste processo, pois além de aprenderem as regras dos jogos, as crianças também aprenderão regras de sociedade (respeito à fila, aos outros etc.). O brincar e o jogar são naturais e essenciais à vida das crianças e não será a escola que deverá lhes privar deste prazer. Diante disso, faz-se importante a divulgação de estudos que auxiliarão na melhor compreensão de como o lúdico é importante no processo de ensino/aprendizagem das crianças, pois apresentar conteúdos de forma lúdica gera maior participação e entusiasmo por parte dos alunos.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

Silva Rosa, E., Carolina Belli, G., & Cristiane Moratelli Pianezzer, L. (2014). ATIVIDADES LÚDICAS NOS ANOS INICIAIS. Maiêutica - Pedagogia, 2(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1277