ALFABETIZAÇÃO: SEGREDOS E MITOS

Autores

  • Luciane de Zutter Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - Núcleo de Educação a Distância - NEAD
  • Simone Janice Bretzke Probst

Resumo

A presente pesquisa tem como área de concentração a alfabetização, abrangendo desde a educação infantil até as séries iniciais. A relevância do assunto abordado justifica-se pelas divergências encontradas no tema, tendo-se iniciado um impactante processo de ressignificação da alfabetização desde a década de 80, com os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Atualmente, muito se discute sobre a eficácia de métodos antigos e a incorporação de novas formas de se alfabetizar, gerando muitas dúvidas e angústias por parte de professores, preocupados em fazer de seus alunos cidadãos leitores e interpretadores do mundo. Contudo, faz-se necessária uma importante reflexão sobre a questão, tendo em vista que esse processo marcará definitivamente a vida escolar das crianças iniciadas no processo de alfabetização, influenciando-as tanto positivamente, quanto negativamente. Para tanto, desenvolveu-se, a partir dessa pesquisa, um roteiro com os principais tópicos sobre o assunto,esclarecendo e desvendando os segredos e mitos envolvidos na alfabetização, deixando evidente que não existe uma fórmula única. Entretanto, alguns aspectos e procedimentos devem ser considerados e respeitados, a fim de se almejar os melhores resultados.

Downloads

Publicado

2014-11-11

Como Citar

de Zutter Oliveira, L., & Janice Bretzke Probst, S. (2014). ALFABETIZAÇÃO: SEGREDOS E MITOS. Maiêutica - Pedagogia, 2(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1275