A INDISCIPLINA ESCOLAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DA IERGSUNIASSELVI
Resumo
Este trabalho investiga a indisciplina escolar a partir da perspectiva de alunos da Graduaçãode Licenciatura em Pedagogia, modalidade EAD da Uniasselvi, Polo IERGS, Porto Alegre. Esses alunos, em sua vida profissional, são docentes em instituições públicas e privadas, lecionando para crianças e adolescentes que frequentam a educação infantil e o ensino fundamental. Para fundamentar a investigação, recorreu-se às contribuições de autores como: Piaget (1977), Foucault (1997) entre outros. Inicialmente, para abordar a temática, algumas indagações foram feitas aos depoentes, sobre a indisciplina escolar. Os participantessujeitaram-se a três situações vivenciais. Inicialmente frente aos dilemas de que precisam posicionar-se. A partir de suas respostas, passa-se para a análise das mesmas, tentando apreender o seu raciocínio moral sobre as questões da indisciplina escolar. Dos resultados das análises, é possível perceber avanços em relação ao papel da disciplina para a formação de uma consciência autônoma, em busca de uma autodisciplina. Os resultados apontam para a necessidade da educação atentar-se para a construção de valores.Downloads
Publicado
2014-11-11
Como Citar
Ricardo Gonçalves Dias, A., & Cesário Pereira Offial, P. (2014). A INDISCIPLINA ESCOLAR A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DA IERGSUNIASSELVI. Maiêutica - Pedagogia, 2(1). Recuperado de https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/PED_EaD/article/view/1273
Edição
Seção
Artigos