ANÁLISE E CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS DESAFIOS DE TRANSFORMAR A MATEMÁTICA NUMA DISCIPLINA ATRAENTE AOS ALUNOS

Lidiane Baroni

Resumo


O objetivo do presente trabalho consiste na realização de uma pesquisa com análises e considerações acerca dos desafios de transformar a matemática numa disciplina atraente aos alunos. A fase inicial preocupou-se em buscar o embasamento teórico de vários autores que abordam assuntos pertinentes ao tema tratado nesse trabalho, sendo que o mesmo serviu de base para elaborar o questionário que seria aplicado ao público-alvo dessa pesquisa. Dessa forma, os alunos que responderam às questões são alunos de turmas do ensino fundamental e médio respectivamente. A intenção da investigação proposta por essa pesquisa era de conhecer a opinião que os alunos possuem sobre o processo de ensino e aprendizagem da disciplina de matemática. A partir das respostas coletadas junto aos entrevistados, fez-se uma análise das respostas, sendo então possível confirmar os resultados comparados aos dados apontados pelo SAEB (Sistema Nacional do Ensino Básico), onde o desempenho dos alunos é considerado insatisfatório. Dessa forma, pode-se mencionar a importância de adoção de práticas metodológicas que enfatizem o uso de material concretoe situações-problemas como mecanismo de tornar as aulas de matemática mais atraentes e descontraídas. Nesse sentido, a construção do conhecimento ocorre com o envolvimento e a participação comprometida dos alunos e seus professores, para que de fato se concretizeo processo de ensino e aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.