EDUCAÇÃO AFRO NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Jameson Diego Santos Pestana, Moisés de Jesus Sousa do Rosário, Railda Costa Pereira, Robson de Jesus Coelho

Resumo


Com a criação da Lei nº 10.639/03 tornou-se obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas de ensino básico, propiciando dessa forma a contemplação da matriz africana no currículo oficial de ensino. O presente trabalho visa analisar as contribuições do ambiente escolar que motivaram a criação da Lei nº10.639/03. A metodologia utilizada para produção da pesquisa foi baseada em consultas documentais, em literatura referente a livros, artigos científicos, artigos eletrônicos e periódicos. A abordagem feita neste trabalho reconhece como a sociedade brasileira reflete de forma bem expressiva as desigualdades e como a escola, enquanto ambiente de formação cultural da humanidade, representa um espaço de reprodução das desigualdades, através do currículo escolar adotado que atende aos interesses da classe dominante, um material que retrata o negro numa condição de inferioridade e professores que reproduzem as ideologias da classe dominante através da sua prática. A pesquisa retrata o quanto é relevante a conquista da Lei nº 10.639/03 para a construção da dignidade do povo negro, que sempre foi renegado a uma condição de desprestígio social na sociedade brasileira.

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