MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR MATEMÁTICA: o desafio constante em manter o aluno interessado nas aulas

Carlos Alberto Alves, Tiago Murilo Silveira

Resumo


Os professores, em geral, não somente os educadores de matemática, se deparam com a difícil arte de manter seus alunos interessados o suficiente em suas disciplinas, para poderem de fato realizar a contento a sua desafiadora missão de ensinar. Contudo, ao professor de matemática, isto parece ainda mais desafiador, uma vez que a disciplina é vista para a grande maioria dos alunos como uma vilã entre as inúmeras a que ele é submetido ao aprendizado. Refletir a motivação e reconhecer a sua necessidade é o caminho que iremos percorrer neste trabalho,procurando entender o que desmotiva os alunos. Quais formas e/ou recursos temos potencialmente disponíveis como aliados nesta missão? Dentro deste cenário de desafio, destacaremos a importância da motivação do aluno para o aprendizado, de pensar um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento do aluno, e ainda, um olhar sobre os muros das escolas, isto é, tomar ciência de outras realidades que são impactantes e também decisivas para o sucesso do ensino-aprendizagem: a família e a sociedade em que o aluno está inserido.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.