ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: um olhar sobre a escola pública brasileira

Gildevan Silva do Nascimento, Nayanna Santos Sousa do Nascimento, Wilkerson Bezaleel Soares

Resumo


O assunto altas habilidades e superdotação é um tema relativamente novo na literatura brasileira. Registrosmostram que ele foi inserido basicamente nas últimas três décadas, mas só atualmente vem chamando atenção,tanto dos agentes educacionais quanto dos pais e também da mídia. Esse artigo tem como objetivo geral discutirsobre o tema supramencionado e se aprofundar mais acerca do tema. O que são altas habilidades e superdotação(AH/SD)? Os alunos que são identificados com AH/SD são realmente incluídos na educação pública brasileira?Quais são as maiores dificuldades encontradas pelos pais, escola e alunos nesse contexto? Será utilizada para elaboraçãodesse trabalho a pesquisa documental, que tentará esclarecer as dúvidas mais recorrentes que envolvem otema AH/SD na perspectiva da educação inclusiva. Espera-se que este trabalho possa contribuir de forma significativapara a aprendizagem dos seus interlocutores mais diretos, como pais de alunos com AH/SD, aos professoresda rede pública de ensino e alunos portadores de super-habilidades. Nesse trabalho, teremos duas entrevistas nãoestruturadas para nortear a nossa discussão acerca do tema. A primeira com uma mãe de um aluno superdotado, asegunda com o próprio discente e a última com uma das professoras que lecionou para ele durante seus estudos.

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