Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente

Elisabeth Penzlien Tafner, Luciana Fiamoncini

Resumo


A Revista Maiêutica de Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente (2022) chega à oitava edição e reúne doze artigos dos graduandos e docentes do curso de Letras-Português/Inglês e Espanhol/EAD, do centro Universitário Leonardo da Vinci. Deste modo, no que se refere aos Estudos Linguísticos o artigo intitulado, Semântica(s): uma ponte ao literário e ao discursivo, de autoria de Jeferson Pereira e coautoria de Valquíria de Lima Tavares, apresenta uma proposta de trabalho em sala de aula com abordagem teórica sobre a Semântica Argumentativa, Semântica da Enunciação e Semântica de Contextos. Ainda sobre Linguística, o texto, o uso dos estrangeirismos na rede social twitter, de Paulo Henrique Testoni e Carolina Maiola, discute sobre as expressões estrangeiras utilizadas na rede social. Outro artigo intitulado, Videoclipe: gênero híbrido - uma análise semiótica de Born This Way, de autoria de Euclides Vieira de Sousa Filho, analisa um gênero híbrido de comunicação. Ainda dentro do contexto virtual, o artigo: Práticas de leitura nas redes sociais da Internet: o que dizem os alunos? de Abinalio Ubiratan da Cruz, dialoga sobre os comportamentos dos leitores nas redes sociais. No que se refere à temática da Literatura, o artigo: Os anéis de saturno: o entrelugar da memória, da professora, Jackeline Maria Beber Possamai discorre sobre o romance, do escritor alemão Winfried Georg Sebald, o qual aborda as recordações do narrador-personagem sobre elementos históricos, personalidades e episódios, apresentando digressões circundantes. No artigo, Narrativa Espanhola sobre a Ilha de Santa Catarina: naufrágios e comentários de Cabeza de Vaca, a autora Marinelsa Maciel e coautora, Professora, Mara Gonzalez Bezerra versam sobre os acontecimentos da expedição de Álvar Nuñez Cabeza de Vaca (1490-1560) quando foi comissionado por Carlos V para uma viagem ao Rio da Prata. O navegador fez uma parada em Santa Catarina, na ilha de Florianópolis. Já, o artigo Arte é política: significação simbólica e ressignificação morfológica da melopoética no período da Ditadura Militar Brasileira, de Euclides Vieira de Sousa Filho, apresenta uma reflexão sobre a aplicabilidade do pragmatismo filosófico da Semiótica americana. A Metodologia de ensino da Língua e Literatura também é discutida nesta edição, a exemplo do texto, intitulado: Sala de aula invertida: revisão de literatura, de Dayan Mendonça Santos da Costa e Anne Andrea Santana Silva de Lima, os quais propõem um método de ensino que conecta educação e tecnologia. O artigo, Propostas de ensino a partir da oralidade da língua inglesa, de autoria de Debora Chagas Pacheco, Julia Vitali, Tayse Barbosa Orige e André Henrique Nunes do Carmo, aborda propostas para o ensino da Língua Inglesa, a partir da oralidade. O artigo: A importância da inferência para a interpretação textual, de Cristiano da Silva Greinert e coautoria do Professor Lucas de Melo Bonez, discute a importância da inferência para a interpretação textual. Já o texto, A música no ensino da língua espanhola: relato de experiência, de Isadora Ornellas aborda o uso da música no ensino de língua espanhola. Ainda dentro do contexto de ensino e metodologia, o artigo: Panorama dos romancistas norte-americanos e as perspectivas do ensino de literatura nas aulas de língua inglesa para as turmas do ensino médio, de autoria de Karen Cristina Carvalho dos Santos discute o período literário do romantismo norteamericano, visando o ensino e estudo de literatura nas aulas de língua inglesa no ensino médio.

Estamos convictos de que os artigos elaborados, acerca da linguística, literatura e Metodologiade Ensino são inerentes à formação docente, mas, sobretudo, contribuem para o crescimento intelectual de todos. Com a pretensão de estímulo à pesquisa, à leitura e à escrita, agradecemos aos colaboradores desta edição, aos revisores, à equipe editorial e, de modo especial, a todos os autores.


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