INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: AÇÕES PREVENTIVAS EM CLASSE COM ALTO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO

Deise Stolf

Resumo


O presente relatório de estágio descreve uma proposta de intervenção psicopedagógica em uma classe que apresentou um número elevado de reprovação de alunos em uma escola pública municipal de Indaial, SC. Objetivou-se, além da oportunidade de a estagiária colocar em prática os conceitos estudados durante o curso, propor intervenções psicopedagógicas na instituição, buscando um melhor aproveitamento dos alunos. Paratanto, a proposta, neste estágio, foi a de identificar possíveis causas para o problema e, a partir dos dados obtidos, desenvolver uma proposta preventiva. Inicialmente, é apresentada a coleta de dados, que consiste em aplicação de questionário com os sujeitos envolvidos (professores e alunos), observação do ambiente escolar e análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição, além da interpretação dos referidos dados. A seguir, a fundamentação teórica que norteou este trabalho, seguida pelo registro das propostas de intervenção psicopedagógica. Por fim, é apresentada a análise dos resultados, relatando a recepção pela escola das propostas de intervenção elaboradas. Destaca-se também a necessidade de o professor saber lidar com alunos com aptidões e dificuldades distintas, todos em uma mesma sala de aula e procurar novas metodologias. É neste ponto que o psicopedagogo é um grande aliado do professor: ao buscar as causas doproblema e propor ações interventivas ou encaminhamento a especialistas, caso necessário.

Palavras-chave


Intervenção Psicopedagógica. Dificuldades de Aprendizagem. Fracasso Escolar.

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