Maiêutica - Estudos Linguísticos, Literários e Formação Docente
Resumo
Nesta VI edição da Revista Maiêutica Estudos Linguísticos, Literários e a Formação Docente, tendo em vista os desafios que o contexto escolar exige, temas como inclusão, diversidade e metodologias para atuar em sala de aula destacam-se tanto para o sucesso do profissional, quanto do aluno em sua aprendizagem. O primeiro relato que a revista traz está relacionado à Diversidade e Inclusão Escolar: o desafio de ser diferente. Neste trabalho destaca-se não apenas a inclusão de alunos com deficiência, mas a necessidade de adaptação das atividades pedagógicas, considerando a realidade e pluralidade existente na sociedade. No viés da pluralidade, o planejamento envolvendo atividades de leitura é um poderoso instrumento na valorização do regional, destacando a diversidade sociocultural, como retrata o texto A abordagem das lendas amazônicas no ambiente escolar: da leitura àprodução textual. Nesta perspectiva, em A palavra poética, a cor e a história de Cruz e Souza, o leitorperceberá em que medida a condição social interferiu ou não para o reconhecimento docisne negro como autor literário. A relevância desta linha de estudos está pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). O texto é essencial ao planejamento docente, uma vez que fomenta reflexões relacionadas à crítica literária brasileira, ancorada na inserção do texto de Cruz e Souza num contexto histórico-social. Além da percepção e do planejamento considerando a diversidade cultural, o uso de metodologias como jogos em sala estimula a participação dos alunos nas atividades e amplia a receptividade dos conteúdos, conforme proposto no trabalho "A importância do lúdico na aprendizagem da língua portuguesa". Convergente com tal proposta, "A tecnologia no contexto escolar: o caso dos jogos digitais na área de letras reforça a teoria de que os jogosdigitais facilitam o aprendizado e trabalham as dificuldades e potencialidades de cada aluno". No que tange ao ensino da língua estrangeira, o texto "A necessidade da sala ambiente para as aulas de inglês na educação básica" traz uma reflexão acerca do uso de um ambiente específico para a inserção do aluno no contexto da língua estrangeira para, desta maneira, potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Para finalizar esta edição, ainda no caminho das metodologias, o leitor poderá apreciar no texto "O ensino de português como língua estrangeira" as diferenças no ensino de português como língua materna e português como língua estrangeira, quando a abordagem comunicativa se destaca como método mais adequado para facilitar o ensino.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.