VIOLÊNCIA, ÉTICA, MORAL E BULLYING NO ESPAÇO ESCOLAR

Loreni Dutra de Almeida, Luciana Fofonka, Cláudia Suéli Weiss

Resumo


No presente estudo é feita uma análise frente à violência, à ética, à moral e ao bullying no espaço escolar, sobre aspectos do cotidiano e suas representações. O estudo consiste de uma pesquisa bibliográfica que partiu de levantamento de material existente sobre essas temáticas. A metodologia do presente estudo é classificada como de natureza de pesquisa básica. Quanto à abordagem do problema, é qualitativa. Quanto à realização dos objetivos, a pesquisa é descritiva. E quanto aos procedimentos técnicos, é bibliográfica. Justifica-se a escolha desses temas por se tratarem de situações, nas quais as escolas vivem o dia a dia, e propiciam diversas interpretações, aproximando, desta forma, texto e realidade. O objetivo aqui é propor uma reflexão acerca da violência escolar, da moral e da ética e também da prática do bullying no espaço escolar. Somos parte de um determinado grupo, em que muitos são mentores da discriminação e da violência. A participação de todos os segmentos dentro do espaço escolar vai gerar uma educação participativa em que, pais, alunos, professores, gestores e comunidade possam dar subsídios e apoio integral a esses alunos. As escolas têm se deparado com diferentes tipos de pessoas, pois cada criança ou jovembusca diferentes opções. Esse espaço também é local da discórdia e da violência, onde muitos sofrem diferentes ameaças, sejam elas, psicológicas e ou físicas, e, na maioria das vezes, ficam calados por medo de represálias. A família e os professores devem estar atentos aos sintomas, pois, geralmente as vítimas não procuram ajuda. As estratégias de combate à violência escolar, ao bullying, devem estar concentradas no próprio ambiente escolar. A escola deve ser o lugar de se aprender a viver em sociedade, onde os alunos devem respeitar as diversidades, entendendo que ser diferente é normal.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.