LITERATURA: panorama da aprendizagem no Ensino Médio no Brasil

Bárbara Adriana Sanco, Patrícia Loureiro

Resumo


O presente trabalho visa refletir sobre o ensino da Literatura no Ensino Médio. De forma sumária, apresentamos um breve panorama sobre a história do ensino de Literatura no Brasil, os métodos hodiernos de ensino, os conteúdos programáticos e a capacidade da disciplina em formar leitores críticos e preparados para vivenciar questões de interpretação de texto, uma vez que a interdisciplinaridade às outras áreas do conhecimento está intrínseca na disciplina Literatura. Para tanto, foram pesquisadas obras de cunho acadêmico, artigos e revistas especializadas, livros diversos pertinentes às áreas da Educação e da Literatura. Megale (1974), Lajolo (1982), Libâneo (2009), Culler (1999), Wiese (2012), Martha (2008), bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação vigente (1996) trazem as contribuições elementares para a conclusão de que o ensino da Literatura necessita, além de estar presente em todos os programas do Ensino Médio, ser discutido para que se consolide enquanto Base Nacional Comum, tendo por alicerce propostas queabracem o enfoque tradicional e que valorize a literatura contemporânea.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.